Convite

Convido a todos que participem do blog, dando sugestões e comentários.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Assim começou tudo...

"Você é aquilo que ninguém vê.Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias,sucessos, sentimentos e pensamentos.Se definir é se limitar.Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar." Machado de Assis 
Esmeralda, nome de uma pedra preciosa, sim, uma preciosidade em minha vida, só que em forma de Gente, minha avó e educadora, me alfabetizou com sua educação cotidiana, mas que até hoje deixa rastros em mim, na minha formação e de minhas filhas, pois tentei seguir o exemplo dela.
Foi com essa pessoa maravilhosa e que está em outro plano, que conheci a folha do cadernos e as primeiras letras. Com ela também aprendi a escrever palavras essenciais de uma família, mesmo sem tê-la.
Não fui ao Pré e sim, direto à 1ªsérie, sabendo ler e escrever frases curtas, graças a minha eterna professora da vida.Depois dela, fui abençoada por outra professora, D.Édila, que me ensinou a trilhar o caminho do abecedário, de maneira que eu nunca mais esquecesse e sentisse a vontade de transmitir tudo o que me foi ensinado.
Crescendo, foi aumentando minha vontade de ler e por sorte tive uma prima que lia muito e me emprestava os livros, comecei por Maria José Dupré e caminhei à coleção de Jorge Amado, pasmem, aos 08 anos, idade de ler Monteiro Lobato, eu lia Capitães de Areia, talvez seja esse o motivo de  ser um "E.T" até os dias de hoje.
Lendo os depoimentos dos autores sugeridos, me deparo com Rubem Alves  e Anna Verônica Mautner, com os quais muito me identifiquei. E acredito que o prazer pela leitura abre horizontes e por mais árduo que seja o caminho de convencer o jovem a ler, vale a pena dizer que sou educadora e amo o que faço, pois cada aluno meu leu algo que indiquei e plantei a semantinha em uma das filhas, que hoje, lê mais do que eu e honra nossa profissão de leitora e escritora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário