Convite

Convido a todos que participem do blog, dando sugestões e comentários.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O Primeiro Beijo (Antonio Barreto)

O texto pode ser trabalhado nas séries do 6º ao 9º ano. Uma Situação de Aprendizagem em que os alunos podem aprender muito, pois está relacionada com o cotidiano deles, o que eles vivenciam no ambiente escolar, não só pelo fato de ser o primeiro beijo, mas pelo tema interagir com o momento e o início da pré-adolescência.

O texto pode ser trabalhado de diferentes formas, primeiro que a maioria, já tem um conhecimento prévio sobre o tema podem não ter beijado, mas já ouviram falar, já leram sobre o assunto em livros , revistas , filmes, na internet etc.

O Meu Primeiro Beijo - filme americano de 1991 dirigido por Howard Zieff

No 6º e 7º anos pode ser trabalhado como uma Narrativa Ficcional ou não, no 8º e 9º anos artigo de opinião, em ambos podemos trabalhar com o uso do dicionário para as palavras desconhecidas.  As figuras de linguagem, o que elas representam dentro do texto.Podemos também trabalhar com a intertextualidade , músicas como o “O Beijo” (Negritude Junior), episódios “Malhação”, e “Confissões de Adolescentes”.


A forma como o texto foi escrito, o uso das reticências, e por fim uma discussão Oral sobre o que é o” Beijo” parte física, química e emocional interagindo com outras disciplinas.

Eu já trabalhei  há alguns anos com as 5ª séries, um texto com o mesmo título “O Primeiro Beijo” do Autor Edson Gabriel Garcia. Cochichos e Sussurros, São Paulo, Atual pg. 42-44. Este falava sobre a página de um Diário em que uma garota aguardava ansiosamente em uma Festa de Aniversário pelo primeiro beijo, que não aconteceu, porque a mãe da aniversariante interrompeu e deu uma chamada nos dois.

Um texto muito interessante, um dos focos é que os alunos ficam durante toda leitura na expectativa, mas o beijo não acontece porque a mãe da aniversariante interrompe.
 No texto o foco fica entre o leitor e o texto, há uma interação entre eles, na qual as práticas de linguagem são elementos importantes de aprendizagem, uma das atividades que podem ser propostas é a criação de um texto com diálogos, ou a elaboração da página de um diário na qual eles poderiam relatar sobre a experiência deles.
 Acho interessante fazer uma comparação com os dois textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário